Bem vindo ao site Quero Parar de Fumar!

Aqui você irá encontrar diversas informações sobre Como Parar De Fumar.

Os benefícios de parar de fumar são bem conhecidos. Mas o poder viciante da nicotina associado ao hábito diário e a pressão do grupo de amigos ou família podem tornar a decisão de largar o cigarro muito difícil.

Largar o cigarro é uma mudança de hábito que traz benefícios praticamente imediatos.

 

Alguns Benefícios Praticamente Imediatos:

  • A sua pressão sanguínea e frequência cardíaca já voltam ao normal.
  • Em 2h, você não tem mais nicotina circulante no seu organismo.
  •  8h sem cigarro, e a sua oxigenação já começa a melhorar.
  • De 12h a 24h após o seu último cigarro, você já começa a perceber melhora na sua capacidade respiratória.
  • Na primeira semana longe do cigarro, os cabelos ficam mais brilhosos, a pele rejuvenesce e fica com uma coloração muito melhor. E isso é sinal de que a circulação está se recuperando.
  • O sono melhora, e a sua qualidade de vida também.

E os benefícios são contínuos, com o passar do tempo, vários benefícios acontecem.

 

Eu Quero Parar de Fumar. Por Onde Começar?

Somente você pode decidir parar de fumar. Outros podem desejar ou pedir que você pare, mas a decisão é somente sua.

Existem várias idéias que reforçam essa decisão.

  • Acreditar que você pode ficar doente se continuar fumando.
  • Acreditar que você pode fazer uma tentativa sincera de parar de fumar.
  • Acreditar que os benefícios em longo prazo de parar de fumar superam a ilusão de prazer imediato que o cigarro oferece.

Tomada a decisão de parar, é necessário buscar ajuda. Essa ajuda pode ser participar de um Programa de Antitabagismo ou buscar informações para mudança de hábitos.

 

Teste para avaliar o grau de dependência do cigarro

Para se avaliar o grau de dependência do cigarro, pode-se fazer o teste de Fagerstrom.

Pergunta Opções
1. Em quanto tempo após acordar fuma o primeiro cigarro? a) até 5 min – 3 pontos

b) 6 a 30 min – 2 pontos

c) 31 a 60 min -1 ponto

d) + de 60 min: 0 pontos

2. Acha difícil não fumar em locais proibidos (como igreja, cinema)? a) Sim – 1 ponto

b) Não – 0 pontos

3. Qual o cigarro que mais o satisfaz? a) 1ª da manhã – 1 ponto

b) outro – 0 pontos

4. Quantos cigarros fuma por dia? a) até 10 cig – 0 pontos

b) 11 a 20 cig- 1 ponto

c) 21-30 cig – 2 pontos

d) + 30 cig – 3 pontos

5. Você fuma mais frequentemente de manhã? a) Sim – 1 ponto

b) Não – 0 pontos

6. Você fuma mesmo doente, quando fica na cama? a) Sim – 1 ponto

b) Não – 0 pontos

Após responder ao questionário, deve-se somar os pontos de todas as questões e analisar o resultado, sendo que:

  • 0 a 2 pontos – dependência muito baixa
  • 3 a 4 pontos – dependência baixa
  • 5 pontos – dependência media
  • 6 a 7 pontos – dependência elevada
  • 8 a 10 pontos – dependência muito elevada

Normalmente, quanto maior o grau de dependência maior a dificuldade de parar de fumar porém, o mais importante é a determinação para parar de fumar.

Em alguns casos, pode ser necessário acompanhamento médico para iniciar o uso de remédios, como comprimidos ou adesivo de nicotina, para ajudar a deixar de fumar.

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